Colégio

Quem Somos

Nós do Colégio Genius, estamos sempre em busca de inovar, e nos adaptar diante das transformações do mundo. Diante disso,  entendemos que o nosso Projeto Político Pedagógico, deve ser sempre revisitado e replanejado. Por ser um documento que guia nossas ações e registro do cotidiano da nossa escola, a construção é feita de forma coletiva, pois toda comunidade escolar faz parte dele.

Aquisição da escola Be a Bá, com 36 alunos

Primeira ampliação do espaço

2011-2012

Aquisição do terreno da rua Mogi Mirim, 1.283 (sede própria), e do terreno da Rua Mogi Mirim, 1.271, para a turma do Fundamental II

Ampliação da quadra.

Modificação do espaço para melhor atendimento de pais e alunos.

Atualização da fachada

Construção de um prédio para a turma de Educação Infantil.

Nova Fachada - Fundamental e Ensino Médio

Nova Fachada - Educação Infantil

Visão de Homem

Entendemos a visão de homem como nossa identidade como Colégio, e guia para nossas ações e práticas, sempre pensando na humanização do nosso ensino, e em que seres humanos queremos formar. Em nossas formações com os professores e em discussões, definimos nossa visão de homem como:
Crítico, questionador, autônomo, consciente, responsável

Formar protagonistas capazes de promover o bem, transformando o meio em que vivem

Ser um referencial nas práticas pedagógicas modernas, sempre inovando e buscando alternativas para capacitar nossos alunos e funcionários.

Respeito
Empatia
Responsabilidade
Justiça

Nosso Pilares

Inspirações Pedagógicas

Nos inspiramos nas perspectivas de Madalena Freire, pois acreditamos na humanização da educação, da afetividade como imprescindível para construção da aprendizagem. Outro pressuposto que nos inspira, é o professor observador, com olhar sempre atento às crianças. O que o professor observa, ele registra e reflete, para atuar como mediador no processo de mudança e construção do desenvolvimento individuo.

Nos inspiramos na teoria de Loris Malaguzzi, quando ele aponta que a criança possui múltiplas formas de se expressar e todas devem ser validadas e respeitadas. Por isso, chamou sua pedagogia de pedagogia da escuta, o que consideramos muito importante. Entendemos que a  criança é  protagonista na construção do seu conhecimento, reconhecemos suas potencialidades e sua individualidade. Nossa atenção está em cada criança, não isoladamente, mas em convívio com outras crianças, com os professores, com o ambiente escolar,  da comunidade e com toda sociedade.

Diretrizes Pedagógicas

As conceitos teóricos de  John Dewey, baseiam nossas práticas, pois, segundo Dewey,  as práticas pedagógicas devem ser pensadas para que o aluno tenha base e esteja preparado para os desafios dentro e fora da escola. Pensamos na formação integral do aluno e no conhecimento conectado com seu contexto social. A aprendizagem de projetos, nos possibilita proporcionar aos alunos, uma aprendizagem inovadora, e intencional, com objetivo de tornar nossos alunos protagonistas. Outro conceito de Dewey, que seguimos em nossa escola, é uma educação democrática, onde nossos alunos, através do Grêmio Estudantil e em outros momentos, podem ter voz, liberdade de expressão, pluralidade de ideias e futuramente, cidadãos ativos.