Colégio Genius

Quem Somos

Nós do Colégio Genius, estamos sempre em busca de inovar e nos adaptar diante das transformações do mundo. Entendemos que o nosso Projeto Político Pedagógico deve ser sempre revisitado e replanejado. Por ser um documento que guia nossas ações e registra o cotidiano da nossa escola, a construção é feita de forma coletiva, pois toda a comunidade escolar faz parte dele.

Nossa História

Visão de Homem

Entendemos a visão de homem como nossa identidade como Colégio, e guia para nossas ações e práticas, sempre pensando na humanização do nosso ensino, e em que seres humanos queremos formar. Em nossas formações com os professores e em discussões, definimos nossa visão de homem como:

Crítico, questionador, autônomo, consciente, responsável.

Missão, Visão e Valores

Missão: Formar protagonistas capazes de promover o bem, transformando o meio em que vivem.

Visão: Ser um referencial nas práticas pedagógicas modernas, sempre inovando e buscando alternativas para capacitar nossos alunos e funcionários.

Valores: Respeito, Empatia, Responsabilidade, Justiça.

Nossos Pilares e Inspirações Pedagógicas

Inspirações Pedagógicas:

Inspirados por Madalena Freire, acreditamos na humanização da educação e na afetividade como elementos essenciais para a construção da aprendizagem. Valorizamos o professor observador, com um olhar atento para as crianças, registrando e refletindo sobre suas observações para atuar como mediador no processo de mudança e construção do desenvolvimento individual.

A teoria de Loris Malaguzzi nos inspira a reconhecer as múltiplas formas de expressão da criança, validando e respeitando cada uma delas. Sua pedagogia da escuta ressoa com nossa crença de que a criança é protagonista na construção do seu conhecimento, reconhecendo suas potencialidades e individualidade. Focamos em cada criança, não isoladamente, mas em convívio com outras crianças, professores, ambiente escolar, comunidade e toda a sociedade.

Diretrizes Pedagógicas

Os conceitos teóricos de John Dewey fundamentam nossas práticas. Segundo Dewey, as práticas pedagógicas devem preparar o aluno para os desafios dentro e fora da escola, buscando sua formação integral e conectando o conhecimento com seu contexto social. A aprendizagem por projetos nos possibilita proporcionar aos alunos uma aprendizagem inovadora e intencional, com o objetivo de torná-los protagonistas. Seguimos também o conceito de Dewey de uma educação democrática, onde nossos alunos, por meio do Grêmio Estudantil e outros espaços, têm voz, liberdade de expressão e pluralidade de ideias, formando, assim, cidadãos ativos.